domingo, 18 de janeiro de 2009

Desculpas x Qualidade de Vida

Livre-se das desculpas: Ter um corpo e uma vida saudável depende de você!

Dra. Fabiana C. S. Jarussi

Desculpas x Qualidade de Vida

Em tempos onde o termo Qualidade de Vida está cada vez mais exposto e sendo o tema de diversas discussões, é cada vez maior o número de pessoas que buscam mudar os hábitos de vida em prol da saúde. Neste caminho, encontram diversas dificuldades. Quem gosta de privações? De exercícios extenuantes e sem graça? A resposta para estas perguntas sempre são negativas, pois procuramos os extremos e usamos desculpas como escudos para continuarmos sedentários, comendo errado e sendo atraídos por "falsos prazeres" como o fumo e o álcool.

Não está na hora de mudar este jogo? De pensar em você, na sua saúde e no seu bem-estar? Pare de adiar seus planos! As festas e as férias já passaram... Está na hora do ano realmente "começar"!!!

Se você está disposto(a) a ter uma vida mais saudável, não perca mais tempo. Siga as orientações abaixo e seja muito feliz!


1-) CUIDE DE SUA MENTE E CONTROLE SUAS EMOÇÕES!
Quem nunca "afogou as mágoas" em uma caixa de bombom ou devorou vários pedaços de pizza buscando alívio e consolo? Embora esta situação pareça algo fora de controle, é muito comum encontrarmos pessoas que, independente se estão alegres ou tristes, comem para suprir não a fome fisiológica, mas a fome emocional.

Saber separar as emoções do prato de comida é fundamental para quem quer viver bem! Não coma porque brigou com o marido ou porque as coisas não vão muito bem no trabalho. Lembre-se que, um dia ou outro, problemas e dificuldades sempre existirão. Estes obstáculos servem para que amadureçamos e podem ser extremamente positivos. Tudo vai depender de como vai encará-los!
Procure resolver seus problemas e administrar as dificuldades. Se comer por conta de um descontrole emocional você estará causando mais um problema e entrando em um ciclo vicioso. A compulsão alimentar nada mais é do que uma fuga, assim como outros vícios, e faz com que as pessoas se sintam culpadas e deprimidas. O ato de alimentar-se pode e deve ser prazeroso, desde que seja controlado e voltado para o seu bem-estar. A vida existe para que você seja feliz! Coma com prazer, mas consciente, melhorando sua qualidade de vida e adotando hábitos saudáveis.

2-) CRIE HÁBITO DE PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA!
Todo mundo sabe que os exercícios físicos fazem muito bem à saúde. Contudo, sua incorporação à rotina, nem sempre é simples! Acredito que gastamos mais tempo procurando desculpas para não realizar exercícios do que encontrando alternativas para solucionar o problema. Dizemos que não temos tempo, dinheiro ou que não encontramos algo que realmente combinasse com nossos hábitos. Mais uma vez nossa saúde e nosso bem-estar ficam em segundo plano...
Pense mais uma vez em você! Tenha o propósito de melhorar seu corpo, seus hábitos e ter mais qualidade de vida! Além dos já conhecidos benefícios de auxílio na queima de calorias, tonificação muscular e redução do risco de doenças, os exercícios podem fazer com que você se sinta muito bem, alivie o estresse cotidiano e melhore sua auto-confiança. Tenho certeza que todos estes resultados poderão superar todo e qualquer obstáculo. Sé depende de você!
Para que você realmente possa incorporar a atividade física, escolha algo que realmente possa realizar e que lhe dê prazer. Nesta busca vale tudo: escolher atividades coletivas ou individuais, sair para dançar, nadar ou andar, etc. O importante é que os exercícios façam parte de sua rotina e combinem com você. Reforço que quando falo em exercícios, não os restrinjo apenas para as atividades de academia. Atividades gratuitas e ao ar livre são tão eficientes e saudáveis quanto elas!
Procure iniciar este novo hábito incorporando alguns exercícios cotidianos, como utilizar mais as escadas, caminhar sempre que possível, intensificar atividades domésticas, lavar o carro, levar o cachorro para passear, etc. Estabeleça suas metas, planeje suas atividades e torne-as mais constantes!



3-) SEJA SELETIVO NA ESCOLHA DE SEUS ALIMENTOS! ALIMENTE-SE MELHOR!
Quem decide o que, quando e como comer é você! Além de se preocupar com a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos da preparação de sua refeição, é importante que também seja seletivo na hora da escolha do que vai comer. A alimentação está diretamente ligada à sua saúde, ao seu rendimento físico e ao seu bem-estar de forma geral. Não economize tempo para decidir o que vai colocar em seu prato!
Procure sempre aliar cores, sabores e consistências diferentes. Basicamente devemos realizar de 5-6 refeições por dia, comendo-se em pequenas quantidades, mas com uma variação grande de alimentos. O consumo de todos os grupos alimentares em cada refeição é fundamental para montar um prato equilibrado e saudável. Em suas refeições opte por vegetais e frutas frescas, carnes e laticínios magros, grãos e cereais integrais. Beba muita água ao longo de todo o dia! Além melhorar a hidratação de seu organismo, conseguirá eliminar resíduos que não serão mais utilizados.
Evite alimentos gordurosos, açucarados e excessivamente salgados. Deixe de lado as guloseimas que geralmente enchem os nosso olhos mas não nutrem nosso organismo. Cuide de você! Alimente-se melhor! Com uma alimentação mais saudável e equilibrada, seu organismo conseguirá atingir o máximo de seu potencial intelectual e físico.



4-) TENHA UM TEMPO SÓ PARA VOCÊ! CURTA-SE!
É muito mais fácil arrumar tempo para cuidar de toda a família do que de nós mesmos. Isto é saudável e, muitas vezes, essencial. Este desprendimento também nos levará à prazeres e ao crescimento. Contudo, isto não deve impedir ou substituir o cuidado com nós mesmos. Somos responsáveis pela nossa felicidade e pelo nosso bem-estar!
Arrume um tempo para ler um livro que gosta, cuidar de seu corpo ou para assistir aquele filme que tanto espera. Saia com amigos, converse sobre assuntos diferentes, distraia-se! O silêncio também pode seu uma ótima saída para relaxar e se conhecer um pouco mais, percebendo nossos potenciais e nossos limites!
Ser feliz com saúde e bem-estar está ao alcance de todas as pessoas. Neste caminho, a superação de muitos obstáculos e a persistência para o alcance do objetivo, dependerá muito de você! Acredite em você e viva intensamente 2004! Lembre-se: para mudar e melhorar, o dia é hoje e a hora é agora!!!
Artigo do site: http://www.sanavita.com.br/padrao.aspx?artigo.aspx?idcontent=325&idContentSection=284

Um comentário:

  1. Linda, cheguei! Agora vamos arregaçar as mangas e ir atras dos nossos objetivos.
    SEM DESCULPAS!!!
    Bjks

    ResponderExcluir

Olá queridas, comentem a vontade...[:D]